Sistema de Gestão Integrado - By Lodinei Roberto Marchini

Translate this Page
Ultimas Atualizações
Currículo do Autor  (27-07-2023)
Início  (02-07-2023)

Rating: 3.4/5 (2072 votos)



ONLINE
3





Partilhe esta Página





 

how to stream super bowl 2021

Eficiênte x Eficaz
Eficiênte x Eficaz


 

 

 A Diferença do Guerreiro Eficiente e Eficaz - Cuidado ao Promover para a Função de Gestor

Havia na selva Amazônica uma tribo indígena Qnau, seus guerreiros eram conhecidos como excelentes arqueiros. Um dia a tribo recebeu a visita de uma outra tribo amiga. Durante a visita o cacique visitante propôs um torneio de arco e flecha, pois entre seus arqueiros havia um jovem que era considerado imbatível. Foram realizadas várias provas e em todas, o jovem arqueiro parecia imbatível com seu arco e sua flecha luzindo de novos. O velho cacique Qnau a tudo assistia em silêncio, num determinado momento chamou o cacique visitante e propôs: Gostaria de ver se seu arqueiro é tão bom na caça a onça? Concordo, replicou o visitante. O cacique chamou um velho índio Qnau para a disputa. Diante da figura decaída, o jovem sorriu e seus olhos brilharam diante da vitória presumida.
Bom, disse o cacique vocês terão uma lua para caçar a onça, aquele que o fizer primeiro será considerado vencedor. O jovem correu pegou seu arco e flecha e saiu apressado em busca da sua onça. O velho arrastando os pés pegou seu arco muito gasto e esperou a noite cair.
1ª lição - Onças são notívagas e caçam a noite. Quando a lua apareceu no céu o velho entrou na floresta, percebendo a direção do vento. 2ª lição - Felinos sempre se posicionam contra o vento para sentirem o cheiro da presa e para não serem percebidos. O velho escolheu uma árvore em uma clareira onde tinha uma visão 360º 3ª lição - Felinos se aproximam da presa andando em círculos e vagarosamente. O velho tirou da sacola um pedaço de carne e pendurou em uma árvore. O cheiro da carne atrairia o felino e disfarçaria cheiro dele. 4ª lição - O índio acomodou-se e esperou. Passado algumas horas ouviu um leve farfalhar de folhas pisadas. O velho índio se pôs atento, em silêncio, armou seu arco e ficou na espreita. Quando a onça ficou bem ao alcance de sua visão, o velho índio disparou sua flecha acertando o felino mortalmente. Antes do amanhecer entrou na aldeia puxando a enorme onça. Foi recebido com gritos de satisfação pelos guerreiros da tribo. Horas depois quando o sol já ia alto, chega o jovem esfalfado, arranhado, sem uma única flecha.
Conto esta estória para falar entre a diferença de eficiência e eficácia. Hoje existem muitos profissionais extremamente eficientes naquilo que fazem, mas são operacionais, mudam as ferramentas, porém, continuam operacionais. Possuem visão localizada e pontual, não percebem o todo, não integram as suas ações aos objetivos e metas da organização. Não possuem visão estratégica e utilizam pouco o conhecimento existente fora da sua área de atuação. Ficam horas envolvidos com soluções técnicas que não produzem efeitos no resultado final. Não estou de forma nenhuma desmerecendo estes profissionais, eles possuem seus méritos e tem sua importância, mas são eficientes não são eficazes. Os eficazes sabem onde querem chegar, fazem uma leitura do cenário, estudam as probabilidades, integram os recursos, utilizam os conhecimentos disponíveis, elaboram uma estratégia e tem como alvo o resultado. Por isso,é importante ter cuidado em não promover para função de gestor, eficientes profissionais, competentes operacionalmente pois, eles serão capazes de sair por aí dando flechadas a torto e a direto e não atingirem o alvo.




Tradutor

 





WebNeste site

 

 

 

        Cursos Online com Certificado
 
 
 
 
 
 
 
  
 
  
 
 
 
  
 
Você ama o peixe urbano